O autor Carlos Alberto Sousa Mendes, mais conhecido como Princezito, a Ragaladu Editora e o CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde tem o prazer de convidar a todas e todos para a apresentação do livro “Manual di Mudjer”, a acontecer a dia 20 de novembro de 2021, pelas 17h, no Centro Cultural de Cabo Verde, localizado na Rua de São Bento 640, 1250-222 Lisboa.

A apresentação estará a cargo do Doutor Suzano Costa e ainda contará com um momento cultural com declamações de alguns títulos da obra e, também, com um desfile de t-shirts do projeto Kriolart, de Delson Martins.

Sinopse da obra

Manual di Mudjer é um livro de finason, poesia cantada de Cabo Verde, texto em versos, cujo idioma veicular é a língua cabo-verdiana. Tem uma temática diversificada, dialogante com a poesia clássica cabo-verdiana, e totalmente centrada no feminino. Mar, Terra, Amor, Mulher, Cultura da Paz, Metaliteratura são apenas alguns dos temas.

São quatro capítulos ou cadernos, de género textual fluido, somando poesia em versos com categorias da narrativa (da prosa).

É um livro inovador. Um terno gesto de homenagem à mulher, um especial olhar a partir da nova masculinidade.

O livro assume claramente uma função social de respeito mútuo entre os sexos/géneros, a promoção da cultura da paz e a construção de afetos recíprocos. Transversalmente, tem uma função pedagógica, sem verticalidade, mas usando o humor sadio e a soma de positividades.

Trajetória do livro

A obra já viajou por diversas ilhas e concelhos de Cabo Verde, entre os quais: Praia, Tarrafal, Ribeira Grande e Calheta, na ilha de Santiago; bem como as ilhas do Maio, Sal e Fogo. Entidades políticas e instituições de cariz humanitário receberam o Autor e o encorajaram pela positiva mensagem de Manual di Mudjer. Delas se destacam a então Líder Parlamentar do MPD, a Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina e o Presidente da C. M. da Ribeira Grande de Santiago. Do mesmo modo, o livro recebeu elogios da Presidente do Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade de Género e da Presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania.

Manual di Mudjer integra o corpus de uma tese de Doutoramento em Letras e Ciências Sociais e faz parte da lista de leituras dos estudantes de Literatura Cabo-verdiana, do 3º Ano do Curso de Letras da maior universidade do País, a UNI-CV.

Cartaz do evento

Apresentação por Doutor Suzano Costa

Momento cultural com declamações de alguns títulos da obra e desfile de t-shirts do projeto Kriolart de Delson Martins

Centro Cultural de Cabo Verde, localizado na Rua de São Bento 640, 1250-222 Lisboa.

20 NOV | SÁB17H – Entrada livre | Uso obrigatório de máscara