Esta secção foi escrita pelas próprias associações, que identificaram os seus trabalhos e serviços de apoio ao imigrante. 

Casa do Brasil de Lisboa

Migrar é um direito. A nacionalidade não deve ser um fator de discriminação. Todas as pessoas imigrantes devem ter igualdade de oportunidades e exercer de forma plena a sua cidadania.

A Casa do Brasil de Lisboa (CBL) é uma associação de imigrantes sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 1992 por brasileiros/as residentes em Portugal e portugueses/as amigos/as do Brasil, e está aberta a todas as nacionalidades. Desde a sua fundação, a CBL tem um trabalho ativo na reflexão e implementação das políticas públicas, assumindo um papel fundamental de ativismo e reivindicação de políticas igualitárias para as comunidades imigrantes em Portugal. Os projetos pretendem promover o acesso aos direitos e aos serviços de forma igualitária para as pessoas imigrantes. Além do trabalho de intervenção social e de ativismo, há a valorização da multiculturalidade, da interculturalidade e a integração por meio da cultura.

Contacto: 213 400 000​

Morada: Rua Luz Soriano, 42, Bairro Alto, 1200-248, Lisboa.​   

Site:http://casadobrasildelisboa.pt

E-mails: direcao@casadobrasildelisboa.pt​ | cultura@casadobrasildelisboa.pt | gip@casadobrasildelisboa.pt |   goe.lisboa@casadobrasildelisboa.pt

Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania (ALCC)

A imigração é ter coragem e acreditar no seu potencial para apostar numa caminhada para um novo futuro

A ALCC é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Lisboa, que visa minimizar as dificuldades da população imigrante, oferecendo, nas suas instalações, um conjunto de serviços gratuitos, quer no plano individual, quer no plano familiar. Os serviços prestados são: apoio ao emprego e formação através do GIP – Gabinete de Inserção Profissional; apoio à integração de migrantes através do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes; apoio social e alimentar, e ainda para vestuário, calçado, mobiliário, roupa de cama e acessórios de cozinha.

Contactos: 218 031 921​ | 968 800 346

Morada: Rua Varela Silva, lote 13, loja B, 1750-403, Santa Clara, Lisboa.​      

Site: www.lusoculturas.org​  

E-mail: secretariado.alcc@gmail.com​

Girassol Solidário

Contactos: 960 484 137​

Morada: Rua da Silva, 1, Loja 1, 1200-446, Lisboa.​       

Site: www.facebook.com/girassol.solidari​o

E-mail: girassolsolidario@sapo.pt​  

Fundação Cidade de Lisboa (FCL)

A FCL foi criada em 1989. Podem encontrar à FCL através de contacto direto para o nosso CLAIM ou inscrição nas nossas atividades.  

Contacto: 217 568 241

Morada: Campo Grande, n.º 380, 1700-097 Lisboa

Email: fclisboa@fundacaocidadedelisboa.pt

Site: https://www.fundacaocidadedelisboa.pt

Redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter

Associação Renovar a Mouraria

A Associação Renovar a Mouraria (ARM) foi criada em 2008 e é atualmente uma ONGD que visa responder às necessidades de um território complexo e em constante mutação. Considerando a riqueza e o potencial humano do território da Mouraria, foram feitos um estudo cuidado junto dos habitantes e uma recolha de dados essenciais à real compreensão da dimensão dos seus problemas (sociais, habitacionais, familiares, educativos e económicos).

A associação oferece vários serviços permanentes e gratuitos, como o gabinete da cidadania, que procura dar respostas articuladas, tais como: 

  • o apoio jurídico (assistência jurídica presencial ou domiciliária) e a dinamização de sessões de esclarecimento sobre Direitos e Cidadania; 
  • alfabetização de adultos, uma ferramenta vital para um pleno exercício da cidadania, e cursos de Português para imigrantes; 
  • apoio escolar nas diversas disciplinas curriculares, do 1º CEB ao Secundário. 

Para além do apoio específico às disciplinas curriculares, trabalham-se diversas áreas de educação não-formal. São também reforçadas as atividades direcionadas às famílias, promovendo quer a participação dos pais na vida escolar, quer o interesse pela aprendizagem dos filhos.

Contacto: 218 885 203

Morada: Beco do Rosendo nº 8 e 10, 1100-460 Lisboa

Telemóvel: 922 191 892

Email: geral@renovaramouraria.pt

Site: https://www.renovaramouraria.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/renovar.a.mouraria/

Centro Padre Alves Correia (CEPAC)

Contacto: 213 973 030​

Morada: Rua de Santo Amaro à Estrela, 43, 1200-80, Lisboa.​      

Site: www.cepac.pt​

E-mail: geral@cepac.pt​

JRS Portugal

A imigração é….  uma oportunidade para quem acolhe e é acolhido!  

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) é uma organização internacional da Igreja Católica, fundada em 1980, sob a responsabilidade da Companhia de Jesus. O JRS tem como missão «Acompanhar, Servir e Defender» os refugiados, deslocados forçados e todos os migrantes em situação de particular vulnerabilidade, estando atualmente presente em cerca de 50 países no mundo. O Serviço acompanha todo o processo da pessoa e todas as dimensões da integração, desde o primeiro dia em que chega e até regularizar a sua situação e encontrar a estabilidade e autonomia que deseja. 

Serviços: Apoio social, apoio psicológico, apoio médico e medicamentoso, apoio jurídico, encaminhamento e apoio à integração profissional, alojamento de imigrantes sem-abrigo, em situação de particular vulnerabilidade social (Centro Pedro Arrupe), acompanhamento a imigrantes detidos (Unidade Habitacional de Santo António), cursos de Língua Portuguesa e ações de formação, entre outros.

Contatos: 217 552 790 | 937 541 620 (não recebe sms)

Linha Especial p/ Empregadores (período da tarde):  217552798

Morada: Rua Rogério de Moura, Lote 59, 1750-342 Lisboa

E-mail: jrs@jrsportugal.pt​   

Associação Batoto Yetu

A imigração é um movimento de entrada de culturas de vários pontos do mundo, possibilitando o enriquecimento de um determinado território através da diversidade cultural, da partilha e da proximidade cultural. 

A Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal (BYP) é uma organização sem fins lucrativos, que representa os imigrantes e os seus descendentes e que trabalha com jovens e crianças provenientes de meios socioeconómicos desfavorecidos. Procura, através da cultura africana, da inclusão através da arte e da valorização das raízes africanas, consolidar a autoestima, o sentimento de pertença dos jovens e crianças e a sua integração social.

Contactos: 214 460 729​ / 210 145 023

Morada: Rua António Gedeão, Lote B3, 1950-151, Lisboa.​       

Site: http://batotoyetu.pt

E-mail: batotoyetu@gmail.com​     

Associação Solidariedade Imigrante (SOLIM)

Contactos: 218 870 713​     

Morada: Rua da Madalena, 8, 2ºAndar, 1100-321, Lisboa.​        

Site: www.solimigrante.org

E-mail: solidariedade_imigrante@hotmail.com​    

Culturface

A imigração é…. a ponte para o desenvolvimento do cidadão e, por conseguinte, é o meio para consciencialização da humanidade sem complexidade.

A Associação Cultural Para o Desenvolvimento é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, constituída por um grupo de amigos e profissionais ligados a iniciativas culturais, artísticas e sociais, que se uniram com a missão de projetarem as mais-valias do mundo lusófono menos visíveis em Portugal.  

A CulturFACE oferece aos seus beneficiários os seguintes serviços: 

  • dinâmicas interculturais que contribuem para integração dos cidadãos e cidadãs no país de acolhimento; 
  • estágios no domínio de comunicação intercultural; 
  • educação para a cidadania, através de workshops e tertúlias;
  • sinalização​ e encaminhamento de cidadãos, de acordo com os problemas para os quais solicitam apoio; 
  • apoio psicológico;
  • apoios a cidadãos/ãs com dificuldade de acesso às plataformas das principais instituições públicas (Segurança Social, Finanças entre outras); 
  • apoio a recursos comunicacionais; 
  • comunicação Inclusiva; 
  • apoio aos pais e a encarregados de educação, no âmbito de ações de manuseamento de dispositivos diversos e de segurança, através de recursos tecnológicos proliteracia digital;          
  • criação/produção/edição de conteúdos promocionais; 
  • realização de campanhas temáticas de sensibilização; 
  • Laboratório Crioulos, um espaço de partilha para estimular a valorização da convivência e a integração intergeracional, através das línguas nacionais e sua relação com a língua portuguesa; 
  • apoio a ações de reprografia (fotocópias/digitalização) em quantidades reduzidas, conforme a lei vigente. 

Contactos: 920 024 789​ / 211 540 066​     

Morada: Rua Raul de Carvalho, Lotes 5 e 6, Lojas 1 e 2, Ameixoeira, 1750-397, Lisboa.​       

Site: https://culturface.org

E-mail: culturfaceis.acpd@gmail.com​

Redes Sociais: Facebook | Twitter | Youtube | Canal GIIRC’3º TV

Ver associações no mapa.

Voltar Apoio ao/à imigrante