Esta secção foi escrita pelas próprias associações, que identificaram os seus trabalhos e serviços de apoio ao imigrante. 

Casa do Brasil de Lisboa

Migrar é um direito. A nacionalidade não deve ser um fator de discriminação. Todas as pessoas imigrantes devem ter igualdade de oportunidades e exercer de forma plena a sua cidadania.

A Casa do Brasil de Lisboa (CBL) é uma associação de imigrantes sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 1992 por brasileiros/as residentes em Portugal e portugueses/as amigos/as do Brasil, e está aberta a todas as nacionalidades. Desde a sua fundação, a CBL tem um trabalho ativo na reflexão e implementação das políticas públicas, assumindo um papel fundamental de ativismo e reivindicação de políticas igualitárias para as comunidades imigrantes em Portugal. Os projetos pretendem promover o acesso aos direitos e aos serviços de forma igualitária para as pessoas imigrantes. Além do trabalho de intervenção social e de ativismo, há a valorização da multiculturalidade, da interculturalidade e a integração por meio da cultura.

Contacto: 213 400 000​

Morada: Rua Luz Soriano, 42, Bairro Alto, 1200-248, Lisboa.​   

Site:http://casadobrasildelisboa.pt

E-mails: direcao@casadobrasildelisboa.pt​ | cultura@casadobrasildelisboa.pt | gip@casadobrasildelisboa.pt |   goe.lisboa@casadobrasildelisboa.pt

Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania (ALCC)

A imigração é ter coragem e acreditar no seu potencial para apostar numa caminhada para um novo futuro

A ALCC é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Lisboa, que visa minimizar as dificuldades da população imigrante, oferecendo, nas suas instalações, um conjunto de serviços gratuitos, quer no plano individual, quer no plano familiar. Os serviços prestados são: apoio ao emprego e formação através do GIP – Gabinete de Inserção Profissional; apoio à integração de migrantes através do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes; formação no âmbito da aprendizagem/melhoria da Língua Portuguesa através do Projeto MIL – Migração, Integração e Língua Portuguesa, e ainda apoio social, alimentar, vestuário e artigos para casa.

Contactos: 218 031 921​ | 968 800 346

Morada: Rua Varela Silva, lote 13, loja B, 1750-403, Santa Clara, Lisboa.​      

Site: www.lusoculturas.org​  

E-mail: secretariado.alcc@gmail.com​

Girassol Solidário

A Associação Girassol Solidário, pessoa coletiva 508 238 706, sem fins lucrativos, de cariz humanitário e social, tem como objetivo principal acompanhamento psicossocial dos/as cidadãos/ãs evacuados/as de Cabo Verde, residentes na área metropolitana de Lisboa, contribuindo, assim, para a sua melhor integração no território nacional.

Percorre outras áreas que permitem ao utente uma melhor qualidade de vida e interiorização de conceitos, conhecimentos, práticas e procedimentos que o possibilitam alcançar duma forma mais bem-sucedida o propósito da sua vinda a Portugal.

Apesar de o grupo-alvo da Associação serem cidadãos/ãs evacuados/as de Cabo Verde, poderá a mesma prestar apoio, nos termos definidos no seu estatuto aos imigrantes provenientes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) ou mesmo de países terceiros sempre que, para tal, estes recorram aos serviços e que a Associação disponha de recursos para o efeito 

Contactos: 960 484 137​

Morada: Rua da Silva, 1, Loja 1, 1200-446, Lisboa.​       

Site: www.facebook.com/girassol.solidari​o

E-mail: girassolsolidario@sapo.pt​  

Fundação Cidade de Lisboa (FCL)

A FCL foi criada em 1989. Podem encontrar à FCL através de contacto direto para o nosso CLAIM ou inscrição nas nossas atividades.  

Contacto: 217 568 241

Morada: Campo Grande, n.º 380, 1700-097 Lisboa

Email: fclisboa@fundacaocidadedelisboa.pt

Site: https://www.fundacaocidadedelisboa.pt

Redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter

Associação Renovar a Mouraria

A Associação Renovar a Mouraria (ARM) foi criada em 2008 e é atualmente uma ONGD que visa responder às necessidades de um território complexo e em constante mutação. Considerando a riqueza e o potencial humano do território da Mouraria, foram feitos um estudo cuidado junto dos habitantes e uma recolha de dados essenciais à real compreensão da dimensão dos seus problemas (sociais, habitacionais, familiares, educativos e económicos).

A associação oferece vários serviços permanentes e gratuitos, como o gabinete da cidadania, que procura dar respostas articuladas, tais como: 

  • o apoio jurídico (assistência jurídica presencial ou domiciliária) e a dinamização de sessões de esclarecimento sobre Direitos e Cidadania; 
  • alfabetização de adultos, uma ferramenta vital para um pleno exercício da cidadania, e cursos de Português para imigrantes; 
  • apoio escolar nas diversas disciplinas curriculares, do 1º CEB ao Secundário. 

Para além do apoio específico às disciplinas curriculares, trabalham-se diversas áreas de educação não-formal. São também reforçadas as atividades direcionadas às famílias, promovendo quer a participação dos pais na vida escolar, quer o interesse pela aprendizagem dos filhos.

Contacto: 218 885 203

Morada: Beco do Rosendo nº 8 e 10, 1100-460 Lisboa

Telemóvel: 922 191 892

Email: geral@renovaramouraria.pt

Site: https://www.renovaramouraria.pt/

Facebook: https://www.facebook.com/renovar.a.mouraria/

Centro Padre Alves Correia (CEPAC)

Contacto: 213 973 030​

Morada: Rua de Santo Amaro à Estrela, 43, 1200-80, Lisboa.​      

Site: www.cepac.pt​

E-mail: geral@cepac.pt​

JRS Portugal

A imigração é….  uma oportunidade para quem acolhe e é acolhido!  

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) é uma organização internacional da Igreja Católica, fundada em 1980, sob a responsabilidade da Companhia de Jesus. O JRS tem como missão «Acompanhar, Servir e Defender» os refugiados, deslocados forçados e todos os migrantes em situação de particular vulnerabilidade, estando atualmente presente em cerca de 50 países no mundo. O Serviço acompanha todo o processo da pessoa e todas as dimensões da integração, desde o primeiro dia em que chega e até regularizar a sua situação e encontrar a estabilidade e autonomia que deseja. 

Serviços: Apoio social, apoio psicológico, apoio médico e medicamentoso, apoio jurídico, encaminhamento e apoio à integração profissional, alojamento de imigrantes sem-abrigo, em situação de particular vulnerabilidade social (Centro Pedro Arrupe), acompanhamento a imigrantes detidos (Unidade Habitacional de Santo António), cursos de Língua Portuguesa e ações de formação, entre outros.

Contatos: 217 552 790 | 937 541 620 (não recebe sms)

Linha Especial p/ Empregadores (período da tarde):  217552798

Morada: Rua Rogério de Moura, Lote 59, 1750-342 Lisboa

E-mail: jrs@jrsportugal.pt​   

Associação Batoto Yetu

A imigração é um movimento de entrada de culturas de vários pontos do mundo, possibilitando o enriquecimento de um determinado território através da diversidade cultural, da partilha e da proximidade cultural. 

A Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal (BYP) é uma organização sem fins lucrativos, que representa os imigrantes e os seus descendentes e que trabalha com jovens e crianças provenientes de meios socioeconómicos desfavorecidos. Procura, através da cultura africana, da inclusão através da arte e da valorização das raízes africanas, consolidar a autoestima, o sentimento de pertença dos jovens e crianças e a sua integração social.

Contactos: 214 460 729​ / 210 145 023

Morada: Rua António Gedeão, Lote B3, 1950-151, Lisboa.​       

Site: http://batotoyetu.pt

E-mail: batotoyetu@gmail.com​     

Associação Solidariedade Imigrante (SOLIM)

Contactos: 218 870 713​     

Morada: Rua dos Bacalhoeiros, 4 – 1ºAndar 1100-070 Lisboa

Site: www.solimigrante.org

E-mail: solidariedade_imigrante@hotmail.com​    

Culturface

A imigração é…. a ponte para o desenvolvimento do cidadão e, por conseguinte, é o meio para consciencialização da humanidade sem complexidade.

A Associação Cultural Para o Desenvolvimento é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, constituída por um grupo de amigos e profissionais ligados a iniciativas culturais, artísticas e sociais, que se uniram com a missão de projetarem as mais-valias do mundo lusófono menos visíveis em Portugal.  

A CulturFACE oferece aos seus beneficiários os seguintes serviços: 

  • dinâmicas interculturais que contribuem para integração dos cidadãos e cidadãs no país de acolhimento; 
  • estágios no domínio de comunicação intercultural; 
  • educação para a cidadania, através de workshops e tertúlias;
  • sinalização​ e encaminhamento de cidadãos, de acordo com os problemas para os quais solicitam apoio; 
  • apoio psicológico;
  • apoios a cidadãos/ãs com dificuldade de acesso às plataformas das principais instituições públicas (Segurança Social, Finanças entre outras); 
  • apoio a recursos comunicacionais; 
  • comunicação Inclusiva; 
  • apoio aos pais e a encarregados de educação, no âmbito de ações de manuseamento de dispositivos diversos e de segurança, através de recursos tecnológicos proliteracia digital;          
  • criação/produção/edição de conteúdos promocionais; 
  • realização de campanhas temáticas de sensibilização; 
  • Laboratório Crioulos, um espaço de partilha para estimular a valorização da convivência e a integração intergeracional, através das línguas nacionais e sua relação com a língua portuguesa; 
  • apoio a ações de reprografia (fotocópias/digitalização) em quantidades reduzidas, conforme a lei vigente. 

Contactos: 920 024 789​ / 211 540 066​     

Morada: Rua Raul de Carvalho, Lotes 5 e 6, Lojas 1 e 2, Ameixoeira, 1750-397, Lisboa.​       

Site: https://culturface.org

E-mail: culturfaceis.acpd@gmail.com​

Redes Sociais: Facebook | Twitter | Youtube | Canal GIIRC’3º TV

NIALP – Associação Intercultural Nepalês de Lisboa

Nepalese Intercultural Association Lisboa é uma associação imigrante, constituída maioritariamente por líderes sociais da comunidade nepalesa a viver em Portugal, que decidiram abordar as questões culturais, sociais, jurídicas, de saúde e de educação com vista à integração da população migrante na Comunidade Portuguesa em Portugal.
Além disso, o NIALP contribui para a garantia dos direitos humanos dos migrantes, incluindo o direito a serem tratados com dignidade e respeito pela sua humanidade, a terem alimentação, abrigo, trabalho, educação e
cuidados de saúde adequados.

Contatos: 965 610 491/ 920 322 502

Morada: Rua Arco Marquês do Alegrete 4, escritório 2.4, 100-034 Lisboa

Site: https://nialp.pt

E-mail: info@nialp.ptsecretary@nialp.ptnialplisbon@gmail.com

Redes Sociais: Facebook | Instagram

Associação de Estudantes Angolanos em Portugal


Fundada em 1984, a Associação de Estudantes Angolanos em Portugal é uma organização representativa dos estudantes angolanos em Portugal, de natureza académica, social e cultural, sem fins lucrativos, políticos e religiosos. A AEA-Portugal é dotada de autonomia administrativa e constituída por tempo indeterminado, regendo-se pela Constituição Portuguesa.

Objetivos
A Associação tem por objetivos:

  • Defender e promover os interesses dos estudantes angolanos;
  • Representar os estudantes angolanos em todas as atividades e manifestações de carácter cultural, académico e social;
  • Apoiar a formação académica, cultural e profissional dos associados;
  • Desenvolver atividades visando estreitar cada vez mais os laços culturais entre Angola e Portugal;
  • Cooperar no sentido de permitir uma mais rápida e melhor integração dos estudantes angolanos em Portugal;
  • Estabelecer relações com outras organizações estudantis;
  • Apoiar a colocação dos estudantes após o final dos respetivos cursos;
  • Divulgar os valores culturais de Angola, respeitando a identidade cultural Portuguesa.

Contatos: 961 828 117

Morada: Rua Leopoldo de Almeida 6-A, 1750-138 Lisboa

Site: https://aeaportugal.pt

E-mail: geral@aeaportugal.pt | aeaportugal@gmail.com

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter

Associação Aequalitas

A Associação pela Igualdade AEQUALITAS é uma ONG que nasceu em 2020 em Lisboa (Portugal) do compromisso de um grupo de pessoas por um mundo mais justo e sustentável. Nosso principal objetivo é alcançar a igualdade social, promovendo os direitos e interesses específicos das minorias e os grupos mais desfavorecidos através da criação e implementação de projetos e iniciativas que contribuem para o empoderamento do nosso público-alvo.

AEQUALITAS visa promover a diversidade cultural e lutar pelo acesso aos direitos sociais e humanos que garantam o bem-estar pessoal e social, bem como promover a cidadania ativa através do incentivo aos cidadãos para a realização dos seus projetos pessoais, sempre defendendo os valores de respeito, solidariedade e serviço. Queremos orientar e conectar pessoas e entidades que lutam pela dignidade humana através de metodologias inovadoras e de educação não formal, de forma a unir esforços e promover o trabalho solidário.

Nossa missão é promover uma sociedade mais igualitária, justa e sustentável, empoderando pessoas que vivem em setores menos favorecidos e participando dos processos de desenvolvimento da comunidade, do país e internacionalmente, promovendo ações que atendam aos diferentes problemas de cada território.

Em suma, somos uma organização social ativa, ágil e inovadora, que responde proativamente aos desafios que vão surgindo, desenvolvendo projetos e iniciativas que ajudam os mais necessitados. Nos destacamos acima de tudo pela dedicação, capacidade e altruísmo de nossos integrantes, comprometidos com o desenvolvimento da sociedade e o respeito ao meio ambiente.

PÚBLICO ALVO

AEQUALITAS trabalha com todas as minorias sociais e grupos em situação de desvantagem em um esforço para tornar visíveis problemas específicos e comuns e atacar as desigualdades sociais em sua base estrutural. Acreditamos que cada indivíduo é único e que as barreiras enfrentadas são cumulativas e dependem de um grande número de fatores, que podem nos tornar semelhantes e nos diferenciar dos demais.

Contatos:  +351 927 243 179 

Morada: Nova do Loureiro, 77 R/C 1200-294 Lisboa, Portugal

Site: http://aequalitas.pt

E-mail: info@aequalitas.pt

Redes Sociais: Facebook | Instagram

Ver associações no mapa.

Voltar Apoio à pessoa imigrante