1.Como está organizado o ensino superior em Portugal?

O ensino superior português é compreendido pelo ensino universitário e o ensino politécnico, ambos ministrados por instituições públicas e privadas. 

2.Como é conferido o grau de licenciado?

Tanto as instituições universitárias quanto as politécnicas conferem o grau de licenciado. Na universidade, o ciclo de estudos tem​ 180 ou 240 créditos e uma duração normal entre seis e oito semestres curriculares. Nas politécnicas, o ciclo possui duração normal de seis semestres, correspondentes a 180 créditos. Excepcionalmente, em casos cobertos por normas jurídicas nacionais ou da União Europeia, é possível haver nesta modalidade uma duração de até sete ou oito semestres curriculares e uma formação de até 240 créditos.

Clique abaixo para mais informações sobre:

Taxas/Propinas
Bolsas de Estudo
Ingresso à Licenciatura

3.Como é conferido o grau de mestre?

O ciclo de estudos correspondente ao grau de mestre tem 90 a 120 créditos e uma duração, em geral, entre três e quatro semestres. O ensino universitário assegura a​ aquisição de uma especialização que aprofunde competências de natureza acadêmica com recurso à atividade de investigação e o politécnico garante a obtenção de uma especialização de natureza profissional.

Clique abaixo para mais informações sobre:

Taxas/Propinas
Bolsas de Estudo
Ingresso ao Mestrado

4.Como é conferido o grau de doutor?

O grau de doutor é conferido por universidades e institutos universitários a quem tenha obtido aprovação no ato de defesa da tese e nas unidades curriculares do curso de doutoramento, quando exista. O mais frequente é que haja uma duração de seis a oito semestres e de 180 a 240 créditos.

Clique abaixo para mais informações sobre:

Taxas/Propinas
Ingresso ao Doutoramento

Fonte: Direção-Geral de Ensino Superior (DGES) e Alto Comissariado para as Migrações (ACM) 

Voltar Educação