O Portal Lisboa Acolhe foi desenvolvido pela Casa do Brasil de Lisboa no âmbito do II Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Lisboa (2018-2020), financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, gerido pelo Alto Comissariado para as Migrações e pela Câmara Municipal de Lisboa.
O projeto foi construído por muitas mãos e envolveu pessoas migrantes, associações, organizações governamentais e não-governamentais, academia e outras pessoas interessadas em construir informações relevantes para a promoção da participação e da garantia de direitos das pessoas migrantes em Portugal, em especial na cidade de Lisboa. O Portal Lisboa Acolhe, apesar de ser lançado em fevereiro de 2021, é um processo em constante construção e não pretende reproduzir informações dos sites de organismos oficiais, mas promover o acesso aos caminhos que levam a essas informações. Além disso, o Portal Lisboa Acolhe partilha informações úteis sobre saúde, habitação, regularização, igualdade de género, discriminação étnico-racial, entre tantos outros temas, fundamentais para as pessoas migrantes que vivem ou que queiram viver em Lisboa. A metodologia de construção foi participativa com a realização de 13 grupos focais, presenciais e online, que reuniu um total de 151 participantes.
Construir um Portal, num modelo participativo, é um importante instrumento de transformação social. A escolha dos conteúdos a partir das necessidades levantadas pelas pessoas e entidades destinatárias é um grande desafio e uma importante ação para a diminuição das desigualdades de oportunidades.
O Portal Lisboa Acolhe nasce de e para imigrantes, para que a divulgação da informação diminua desigualdades e que Lisboa seja cada vez mais uma cidade que promova a igualdade para todos/as que a escolhem para viver!
Relatório Lisboa Acolhe
Relatório de recomendações: políticas públicas locais para as pessoas migrantes em Lisboa.