A Rede de Cidades Cervantinas foi criada em 2017 e reúne 15 cidades vinculadas à vida e obra de Miguel de Cervantes (1547-1616), romancista, dramaturgo e poeta castelhano. A lista inclui localidades na Europa, África e América: Alcalá de Henares, Argamasilla de Alba, Argel, Azul, Barcelona, Ciudad Real, Córdoba, El Toboso, Esquivias, Lisboa, Madrid, Montevideo, Sevilla, Toledo e Valladolid. 

Entre 1581 e 1583, durante a união entre as monarquias de Portugal e Espanha, o célebre escritor viveu em Lisboa, o que justifica a adesão da cidade à rede. Os representantes de cada município integrante comprometem-se a trabalhar em conjunto para a divulgação da trajetória e os feitos de Cervantes, por meio do intercâmbio de atividades. Para saber mais, clique aqui.

 

Pacto Global para as Migrações   

Em 2018, a ONU (Organização das Nações Unidas)  aprovou o Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular, também chamado de Pacto Global para as Migrações. Este é o primeiro compromisso internacional com o objetivo de tornar as migrações mais seguras e dignas, bem como tornar a gestão dos fluxos migratórios mais responsável e comprometida com os direitos humanos. Para saber mais, aceda à página oficial da ONU.

Portugal foi um dos primeiros países a criar e a aprovar um plano de implementação do Pacto Global para as Migrações (Resolução de Conselho de Ministros n.º 141/2019, de 20 de agosto), com 5 eixos estratégicos, 23 objetivos e 97 medidas, entre elas a simplicação dos procedimentos para renovação de autorizações de residência, o NISS na hora e os cursos de língua portuguesa.  

 

Go back International Relations

Partnerships