Após o sucesso da primeira fase do curso “Migração e Saúde”, que permitiu capacitar 276 profissionais dos cuidados de saúde primários em Portugal, a OIM e a Direção-Geral da Saúde (DGS) promovem a sua segunda edição, agora aberta ao público em geral.

O curso interativo, com duração estimada em 12 horas, estará disponível de 1 de dezembro de 2021 a 31 de maio de 2022 e aborda temas como o fenómeno das migrações, o estado de saúde dos migrantes, o papel da mediação intercultural, os aspetos psicossociais associados às migrações e o acesso e direito à saúde em Portugal. 

APRESENTAÇÃO DO CURSO

As migrações são um fenómeno complexo e com consequências múltiplas para as agendas políticas dos países de origem e de destino e, especialmente, para os migrantes e respetivas famílias.
O processo migratório poderá impactar negativamente o estado de saúde dos migrantes, ao envolver condições de viagem precárias, muitas vezes seguidas por condições laborais, económicas e habitacionais inadequadas nos países de trânsito e de acolhimento. Adicionalmente, os migrantes poderão enfrentar um conjunto de barreiras aquando do acesso aos cuidados de saúde, nomeadamente barreiras administrativas, informáticas, burocráticas e linguísticas, que afetam principalmente os migrantes em situação irregular.
Urge assim, implementar respostas adequadas às necessidades de saúde das populações migrantes, o que, por sua vez, irá melhorar os resultados de saúde das comunidades de acolhimento, contribuindo para uma melhor integração.
O presente curso pretende dar uma visão geral da temática “Migração e Saúde”, ao abordar temas como: o fenómeno das migrações, estado de saúde dos migrantes, o papel da mediação intercultural, os aspetos psicossociais associados às migrações e o direito e acesso à saúde em Portugal.


Integrado no âmbito do projeto “Promover a Integração através da Equidade em Saúde – Fase II”, financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), co-financiado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e implementado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), a presente formação pretende:
* capacitar os participantes para necessidades em saúde das populações migrantes;
* promover uma maior equidade no acesso aos serviços de saúde por parte da população migrante;
* promover uma maior cooperação intersectorial entre os serviços de saúde e de apoio social.

PÚBLICO ALVO DO CURSO

A formação está disponível a todos os interessados no tema. Sendo especialmente dirigida a profissionais de saúde, estudantes, associações de migrantes, ONGs, IPSS, municípios.

METODOLOGIA

Com início a 1 de dezembro, ficará disponível até ao dia 31 de maio de 2022, tendo uma duração total estimada de 12 horas. Dada a natureza assíncrona da formação, poderá ser finalizada no horário que o participante considerar mais conveniente.
Adicionalmente, serão agendados 2 momentos síncronos, durante o mês de janeiro e fevereiro, com o objetivo de clarificar questões relativas a cada um dos módulos, promover a troca de experiências e boas práticas entre participantes e formadores.


Sessão Síncrona 1 I 21 janeiro de 2022 (14h às 15h30)

  • Professor Miguel Telo de Arriaga – Chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da DGS
  • Serviço de Medição Intercultural da Câmara Municipal de Cascais

Sessão Síncrona 2 I 10 de fevereiro de 2022 (14h às 15h30)

  • Drª Rita Sá Machado – Médica de Saúde Pública e consultora da DGS para a área dos migrantes e refugiados
  • Dr. Cláudio Correia – Jurista do Departamento de Qualidade na Saúde da DGS
  • Enfª Fernanda Silva – Coordenadora do Gabinete da Saúde no CNAIM de Lisboa

PROGRAMA DA FORMAÇÃO

Módulo 1 I Migração e Saúde
* Fenómeno das migrações
* Estado de saúde dos migrantes I Doenças comunicáveis e não comunicáveis
* Determinantes Sociais de Saúde


Módulo 2 I Mediação Intercultural
* Da competência intercultural à sensibilidade para a diversidade: definições, modelos e princípios
* Papel dos Mediadores Interculturais ao nível dos Serviços de Saúde
* Resolução de casos práticos

Módulo 3 I Aspetos Psicossociais das Migrações
* O impacto do processo migratório na saúde mental dos migrantes
* Primeiros socorros psicológicos e encaminhamento para cuidados especializados
* Resolução de um caso prático


Módulo 4 I Direito e Acesso à Saúde em Portugal
* Direitos dos migrantes no acesso aos Cuidados de Saúde
* Barreiras no Acesso e Utilização dos Serviços de Saúde pelos Migrantes
* Resolução de casos práticos

CARGA HORÁRIA

O curso tem uma carga horária total de 12 horas, mas, consoante a sua disponibilidade, poderá fazê-lo em menos tempo.

AVALIAÇÃO

A formação terá dois momentos de avaliação.

1) Perguntas de escolha múltipla durante e no fim de cada módulo, exclusivamente relacionadas com o conteúdo dos mesmos. Estas perguntas não geram um score (%) e não servem para fins de avaliação. Servem apenas como atividades interativas e de autoavaliação.

2) Perguntas de escolha múltipla no final da formação, referentes ao conteúdo de todos os módulos. Será gerado um score (%) de acordo com as respostas do participante.

CERTIFICADO

Para obter o certificado de participação, será necessário responder a todos os momentos de avaliação e ter como percentagem mínima 51% de respostas corretas.

Deverá ainda preencher a ficha de inscrição e o questionário de satisfação.

INSCRIÇÕES DO CURSO


Os interessados poderão realizar a inscrição através da Plataforma NAU: https://www.nau.edu.pt/pt/curso/migracao-e-saude/  

A conclusão da formação permitirá ter acesso a um Certificado de Participação.